Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açúcar e Pimenta

BLOG PESSOAL ONDE OS PENSAMENTOS VOAM E TUDO PODE ACONTECER

Açúcar e Pimenta

BLOG PESSOAL ONDE OS PENSAMENTOS VOAM E TUDO PODE ACONTECER

19
Jan18

Trabalho em equipa

A.

Desde cedo na escola que nos é pedido para fazer trabalhos de grupo. Todos achamos isso uma grande seca porque nem sempre ficamos no grupo com as pessoas que mais gostamos, ou porque há sempre alguém que nunca participa e os outros é que fazem tudo ou até porque simplesmente não gostamos de trabalhar em grupo e preferíamos fazer o trabalho todo sozinhos e ao nosso gosto.

 

Hoje que sou um pouco mais crescida é que vejo realmente a importância de tal tarefa. Para além de toda a envolvente teórica ensina-nos também a aprender a trabalhar em equipa. E é das coisas mais úteis para o nosso futuro para aprendermos a lidar com os outros.

 

Cada pessoa é como cada qual, cada uma tem a sua personalidade e da mesma forma que gostamos que se adaptem a nós, nós também temos de saber dar o braço a torcer e adaptarmo-nos ao feitio do outro. E este é um dos truques para um bom trabalho em equipa. Não há só um lado com razão, nem só um lado com boas ideias. Devem estar todos dispostos a ouvirem-se e aproveitar o que cada um tem de melhor para dar. Sei que pode parecer tudo um bocado básico e infantil até, no entanto, se todos estivéssemos mais bem preparados para isso havia mais equipas formadas, mais boa disposição, melhor ambiente de trabalho, menos egoísmo e mais partilha. Sem que ninguém também tentasse sobressair e ser melhor que ninguém.

 

Mas isto poderei ser apenas eu a idealizar um método de trabalho mais eficiente que nem sempre existe. Contudo, se eu fizer a minha parte, quem sabe se os outros não farão também?!